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sábado, 26 de junho de 2010

As Tecnologias na Educação

Muito tem se falado acerca das tecnologias em vários setores mundiais, porém pouco se fala da sua relação com a educação. Devido à influência dessas tecnologias, a educação precisa adequar-se às exigências da sociedade moderna, promovendo métodos e práticas compatíveis com o atual contexto mundial.

Na realidade na qual o mundo se encontra atualmente, é notável a grande e constante evolução das tecnologias presentes cada vez mais na vida do ser humano. Devido a isso, é necessário nos mantermos em constante atualização e bem informados sobre os diversos recursos informatizados, para nos auxiliarem na comunicação, estudo, trabalho, enfim, nos beneficiarem o máximo.

Podemos dizer então que vivemos em uma sociedade tecnológica, onde a tecnologia está em grande ascensão. Podemos definir tecnologia de acordo com Moran (2003, p. 1)

quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. Vamos falar delas a seguir. Mas antes gostaria de lembrar que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. [...] O giz que escreve na lousa é tecnologia de comunicação e uma boa organização da escrita facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros, isso também é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente. O gravador, o retroprojetor, a televisão, o vídeo também são tecnologias importantes e também muito mal utilizadas, em geral.

Com relação à educação, as tecnologias começam a alterá-la profundamente, porém ela ainda continua presa em tempo e locais fixos, determinados, tais como: escolas, salas de aula, calendário escolar, grade curricular.

As tecnologias chegaram às escolas, mas privilegiaram apenas o controle a modernização da infra-estrutura e a gestão do que a mudança. Os softwares estão mais desenvolvidos para a gestão das instituições de ensino do que voltados à aprendizagem. Há atualmente um grande avanço da virtualização da aprendizagem através da educação a distância - EAD, mas só conseguem arranhar superficialmente a estrutura pesada em que estão estruturados os vários níveis de ensino.

Mesmo com o grande avanço das tecnologias, o sistema de ensino continua preso a metodologias tradicionais praticadas há anos. Todas as áreas avançaram no modo com que trabalham, administram, porém ao olharmos para a educação, podemos indagar: Há 50 anos o ensino era dessa forma, as metodologias aplicadas eram essas? Infelizmente a resposta é sim. O atual sistema de ensino continua utilizando tecnologias extremamente desatualizadas, como: giz, quadro-negro, pincel. É sabido que tais tecnologias são importantes, mas em um mundo tão tecnológico, precisa-se buscar soluções mais compatíveis para o melhor ensino-aprendizagem.

Já está saturada a quantidade de pesquisas relacionadas às práticas e métodos de ensino atuais, que mostra-se cada vez mais incapazes de atingir bons níveis de aprendizagem.

O professor é importantíssimo no processo de atualização de práticas e métodos na sala de aula.

O educador, como ser fundamental em qualquer instituição de ensino e o maior responsável pela formação de cidadãos, precisa adequar-se às inovações tecnológicas que estão disponíveis para tornar o ensino-aprendizagem mais criativo, dinâmico e descentralizar o professor como único a fornecer conhecimento.

Entretanto, os professores em sua maioria preferem manter-se acomadados com a situação, devido provavelmente ao receio de enfrentar o diferente, como também ao medo de demonstrar ignorância para com a utilização das inovações tecnológicas.

Simoka (2008, p. 03) "nesse mundo de tecnologias, serão consideradas analfabetas todas as pessoas que não souberem ler e interpretar imagens geradas através de meios eletrônicos".

Os professores, que vivenciam a era da tecnologia e informação, precisam capacitar-se para com a utilização das tecnologias de comunicação e informação, não presumirem que as tecnologias vieram para substituí-los.

Só assim, através da reflexão principalmente dos professores e a adequação dos mesmos às tecnologias, os métodos e práticas de ensino seriam articulados e neles inseridos as tecnologias.

Através das práticas metodológicas inovadas e adequadas à sociedade, a aprendizagem dar-se-a na forma de construção, o conhecimento vai ser construído a partir de percepções e ações no seu ambiente (SIMOKA, 2008).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MORAN, J.M. A integração das tecnologias na educação. 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm. Acesso em: 20 jun.2010.

___________. Gestão inovadora da escola com tecnologias. In: VIEIRA, Alexandre (Org.).  Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. p. 151-164. Disponíve
l em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm. Acesso em: 20. jun. 2010.


SIMOKA, Marcos. Mídias e Tecnologias no Ensino de Matemática. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2009.


2 comentários:

Eduardo Moreira Barbosa disse...

Realmente a tecnologia veio para mudar o mundo. Concordo em dizer que o giz é uma tecnologia, até porque quando ele veio a ser usado, causou uma mudança grande. Concordo mais ainda em dizer que o professor é importantíssimo no processo de atualização de práticas e métodos na sala de aula. Com certeza se os professores se adequassem a essa nova realidade o sistema de ensino seria muito melhor. Parabéns pela iniciativa Dayvid.

Dyego Ítallo disse...

Parabéns pela postagem. É de grande importância a tecnologia agregada a educação, isso é uma forma de ter uma aula mais dinâmica e com isso pode-se melhorar o aprendizado, também concordo que o professor tem que se adequar aos novos recursos tecnológicos.

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