Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

As Tecnologias no Ensino da Matemática

As metodologias que são utilizadas no ensino da matemática estão tendo como resultado altos índices de reprovação principalmente na educação básica. Passam-se os anos, e nada muda. Presenciamos professores totalmente tradicionais sem nenhuma iminência de mudança. Através do emprego preciso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da matemática, os determinados níveis podem diminuir como também a imagem da matemática para a sociedade.

A matemática é vista por grande parte dos alunos como uma disciplina de alta dificuldade com relação à aprendizagem, o que torna a disciplina pouco aceita por parte deles. Isso se deve à metodologia de ensino utilizada pelo docente que às vezes esquece de apresentar a grande importância dela para a vida, a presença dela no nosso cotidiano, várias aplicações, enfim, diversas maneiras de transformarmos as aulas mais prazerosas. Como conseqüência, a matemática torna-se uma disciplina de alto índice de reprovação e de bastante desmotivação, desinteresse e desânimo por parte dos alunos.

De acordo com Henz (2008), há diversas causas para o grande índice de reprovação, de desmotivação e desinteresse dos alunos com relação ao ensino da matemática, como a formação dos professores, currículos desatualizados, falta de preparo dos professores para trabalhar com a realidade atual dos alunos, além da falta de recursos didáticos, entre outros.

Henz (2008), diante das várias divergências relacionadas ao ensino da matemática vigente, é preciso que haja uma alteração de metodologia do ensino tradicional, tendo como objetivos primordiais, o entendimento do aluno, interesse, motivação, envolvimento, que logo depois será transformado em resoluções de problemas matemáticos.

Sabendo que há uma grande necessidade de alterar a metodologia de ensino da matemática tradicional, as tecnologias favorecem bastante para que haja efetivamente essa alteração. Atualmente diversos equipamentos tecnológicos podem ser utilizados para o auxílio ao ensino-aprendizagem no ensino da matemática, dentre os mais diversos, o mais presente nas instituições de ensino é o computador, tecnologia a qual se complementa com diversas outras, como a utilização de data-show com apresentações, a internet e a presença de softwares matemáticos.

Os softwares matemáticos são um dos resultados da grande evolução da tecnologia no mundo, eles são responsáveis por uma grande mudança no ensino da matemática. Simoka (2008), hoje existem diversos softwares matemáticos dos mais diversos campos do estudo da matemática, esse novo tipo de sistema educacional é bastante importante para o ensino de determinadas aplicações matemáticas, promovendo consideravelmente o grande nível de entendimento pelo educando, além de tornar a aula mais dinâmica, divertida e estimulante.

Adotando esse novo sistema educacional, serão notadas diversas mudanças com relação ao comportando do educando, o mesmo irá desenvolver com mais freqüência o raciocínio, a criatividade, além de despertar a curiosidade e a atenção, mesmo em situações de exercícios. No mercado existem inúmeros softwares matemáticos, podemos citar: WimPlot, Geogebra, Maple, entre outros.

É preciso que o professor reconheça a importância das metodologias através das práticas das tecnologias no ensino da matemática, pois ele, no contexto educacional, é o maior responsável pela efetivação das mesmas.

É certo que outras personalidades formam o convívio escolar, mas através, primeiramente, da iniciativa do professor para a mudança, o processo será bem mais fácil, pois ele é o ser mais próximo do educando como também mais referenciado.

Portanto, espera-se dos futuros professores e dos presentes, que não fiquem presos às metodologias tradicionais praticadas há anos. É imprescindível a disponibilidade de conhecer as inovações da sociedade, para que assim a escola seja de fato, uma instituição mais inovadora que tradicional, formando assim cidadãos competentes e dispostos ao conhecer as atualizações constantes da sociedade a qual vivemos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HENZ, Carla. O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2008. Disponível em: www.uri.com.br. Acesso em: 20 jun. 2010.

SIMOKA, Marcos. Mídias e Tecnologias no Ensino da Matemática. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2010.

2 comentários:

Eduardo Moreira Barbosa disse...

O que foi escrito no post é a mais pura verdade. As crianças já estão com o psicológico afetado, sempre com medo da matemática e a culpa disso é do sistema de ensino e de alguns professores que possuem a mente fechada. As tecnologias vieram para servir as diversas camadas da sociedade e só não é usada adequadamente porque algumas pessoas são muito conservadores. O uso da tecnologia na matemática é muito interessante. Espero que um dia isso mude. Parabéns pela iniciativa e pela divulgação.

Dyego Ítallo disse...

Realmente, atualmente a matemática é uma das matérias mais difíceis, isso acontece devido ao método de ensino que é aplicado e é por causa disso que deve-se buscar novos métodos de ensino, um exemplo que pode ser utilizado é a inserção da tecnologia na matemática, isso faria com que os alunos prestassem mais atenção no assunto e dessa forma assimilasse melhor a matéria.

Postar um comentário

Campo reservado aos comentários. Precisa-se perceber como estão indo nossas postagens. Comentar é uma forma de indiretamente o público participar do blog, então não deixem de comentar.